Blog I'unitá Brasil

Blog I'unitá Brasil
Blog I'unitá Brasil

quinta-feira, 16 de junho de 2016

O PT ainda não aprendeu a investir em "válvulas de escape" eficientes contra o 'parajornalismo'

Por Afonso Hipólito






Uma pessoa faz um perfil no 'facebook' e cuidadosamente curte páginas, participa de grupos e adiciona pessoas que seguem uma linha de pensamento idêntica pelo Brasil e pelo mundo, incluindo pessoas que não assumem (por um motivo qualquer) essa linha de pensamento oficialmente mas que participa através do perfil de uma personagem fictícia, aí a pessoa coloca uma frase de impacto aqui, outra ali, no que reconheço que uma ou/e outra sai até muito bem no contexto, e se torna uma personagem- absurdamente- popular, mas que não é uma popularidade genuína, portanto, não produzirá efeito em qualquer situação. Por exemplo, no campo político, um perfil desse pode interessar a um Partido em âmbito nacional, mas sem um efeito devastador, levando em conta o perfil que tomei como exemplo, que calcou sua construção num fanatismo específico e que, para ter sucesso, não precisa de muito mais do que uma dose de intelectualidade superficial, muitas vezes até desonesta deste prisma, e um pouco de humor, às vezes até garboso, reconheço, como elementos de construção das tais frases de impacto, e mesmo assim esse pequeno efeito serve unicamente para ajudar, minimamente, como disse, na manutenção da popularidade de um presidente, talvez, e se levarmos em conta que a popularidade do perfil de que falamos está embasada no fanatismo, nem pra isso serve, já que o fanático já é um ser viciado (honestamente deveria é ser curado), mas o PT acha que sim, acha e investe em coisas assim de uns tempos pra cá, ou seja, o PT ainda não aprendeu a investir em "válvulas de escape" eficientes em curto prazo contra um 'parajornalismo' que tanto o detratou e o faz, a despeito de ter sido fortalecido pelo próprio PT. E a única chance que tenho de estar errado em minha análise é se a avaliação for feita quanto à longevidade das ações da pessoa que faz este tipo de trabalho (sim, é um trabalho), porque com tempo e investimento essa popularidade construída da forma que expliquei aqui e para estes fins, pode até reverberar em outras redes sociais e se tornar mais eficiente, mas como disse, isso leva tempo, porque as ferramentas e os critérios usados para a construção de um perfil como o que falei aqui, não servem pra nada no twitter, por exemplo, porque ali um perfil é popular porque a pessoa ou a marca é popular mesmo ou porque uma popularidade já solidificada aqui depois de um longo período foi exportada pra lá, de uma hora pra outra, no twitter não dá, de uma hora pra outra só com muita grana, e este perfil que serviu de exemplo, inclusive, vem ganhando popularidade no twitter, e por consequência mais investimentos oriundos das mesmas fontes. O que quero mostrar com tudo isso é mais um vacilo do PT que faz com que muitas das mentiras ditas sobre o Partido se tornem verdades após serem repetidas à exaustão porque não houve ferramentas eficientes no combate de tais mentiras enquanto eram propagadas, e uma mentira quando se torna verdade nessas condições, ela se torna uma "verdade" muito mais impactante do que a própria verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário