por Plavras Diversas
Só o discurso não basta, Obama...
O primeiro encontro entre o primeiro presidente negro dos Estados Unidos e a primeira mulher presidente do Brasil, significou, por si só, uma oportunidade histórica para as duas nações, de simbolizar a superação de estereótipos discriminatórios e avançar no combate as desigualdades de todos os tipos. Obama declarou à nação simpatia pela aspiração do Brasil por um assento permanente no Conselho de Segurança, oportunidades na incrementação dos negócios bilaterais, interesses explícitos na área energética e na participação de empresas americanas nas obras de infra-estrutura para a copa de 2014 e Olimpíadas de 2016...Posicionamentos mais do que óbvios para um visitante em busca de uma aproximação estratégica com a segunda maior economia das Américas, uma das democracias mais estáveis do continente e do planeta.
Lula presente no reconhecimento de Obama da grandeza do Novo Brasil
Obama, em seu pronunciamento, implicitamente, destacou o papel de Lula na realização deste encontro histórico, sem citá-lo.
O destaque que Obama deu ao novo protagonismo internacional do Brasil, como país de economia forte “como umas das que mais crescem no mundo”, da ascensão social de dezenas de milhões de brasileiros para a classe média e o combate à pobreza extrema são claramente um reconhecimento do papel do presidente Lula nas afirmações do líder americano.
A "não presença" de Lula no almoço com Obama foi superada na presença dele no discurso do presidente americano, quando o mesmo elencou as vitórias brasileiras na economia, estabilização da democracia, diplomacia mundial e ascensão social do povo brasileiro.
Dilma ratificou em seu discurso o papel de Lula: "...Aqui, senhor presidente Obama, sucedo a um homem do povo, meu querido companheiro Luiz Inácio Lula da Silva, com quem tive a honra de trabalhar. Seu legado mais nobre, Presidente, foi trazer à cena política e social milhões de homens e mulheres que viviam à margem dos mais elementares direitos de cidadania.
Dos nove chefes de Estado norte-americanos que visitaram oficialmente o Brasil, o senhor é aquele que encontra o nosso país em um momento mais vibrante."
Nenhum comentário:
Postar um comentário